Conheça o exame de hidroxivitamina D 


Basicamente, o exame hidroxivitamina d é indicado para verificar os níveis de Vitamina D na corrente sanguínea. A falta de Vitamina D no organismo pode ser a responsável por inúmeros problemas e o desencadeamento de doenças. Com o exame é possível saber se o paciente está com os níveis adequados dessa vitamina, o que contribui para o bom funcionamento do organismo.  

Caso seja notada uma deficiência na produção é preciso entrar com um tratamento para ajudar na reposição e regularização dessa vitamina tão importante. O exame é bem simples, é feito através da coleta de sangue e posteriormente analisado em laboratório.  

O exame também é indicado para investigar quadro de hipovitaminose e de hipervitaminose, que são a falta e o excesso da vitamina respectivamente. É um exame que toda pessoa considerada em grupo de risco deve fazer de forma regular, principalmente pessoas acima dos 60 anos de idade. Além delas, pessoas que possuem contraindicação à exposição ao sol, assim como gestantes, pessoas portadoras de doenças renais e com alterações endócrinas também devem se atentar em fazer o exame com maior frequência.  

Como o exame é feito? 


Para fazer o exame não há necessidade de nenhum tipo de preparo. É coletado uma pequena amostra de sangue e depois analisada cautelosamente por pessoas especializadas. Ou seja, é bem simples e rápido, os resultados também são rápidos e devem ser apresentados ao médico para uma leitura mais detalhada. Caso seja encontrado algum problema maior, o profissional pode solicitar novos exames.  

A verificação dos níveis de Vitamina D, através do exame vitamina d 25 hidroxi é bastante importante. Afinal, essa vitamina é essencial na manutenção dos ossos e de diversos órgãos.  

O que é a Vitamina D? 


A Vitamina D é produzida naturalmente pelo organismo, mas ela precisa de estímulos através da luz solar para que seus benefícios sejam de fato eficientes. Ela sofre metabolização no fígado, onde se transforma em 25 hidroxivitamina D. Ela é a responsável pela absorção do cálcio no intestino e aumenta a concentração do cálcio na corrente sanguínea.  

Uma pessoa com deficiência de Vitamina D pode apresentar sintomas como depressão, cansaço frequente, dores no corpo, assim como doenças nos ossos, nas artérias e até mesmo o raquitismo. Quando a deficiência na produção é comprovada, é preciso usar suplementos de medicamentos e alterar os hábitos da rotina, como aumentar a exposição ao sol e mudar a dieta, consumindo alimentos ricos em Vitamina D é uma boa ideia.  

Os resultados dos exames 


Como todo exame laboratorial é de extrema importância o acompanhamento médico para realizar uma leitura mais coerente. Porém, alguns dados podem ajudar no entendimento dos resultados. Veja quando é considerado saudável:  

  • Para pessoas saudáveis e abaixo dos 60 anos: maior que 20 ng/mL; 
  • Para pessoas pertencentes ao grupo de risco e com mais de 60 anos: entre 30 e 60 ng/mL. 

Agende seu exame de vitamina d 25 hidroxi aqui em nosso site e verifique os níveis de Vitamina D em seu sangue. Conheça também os exames de hemoglobina e de tireóide 

Preparação para o exame:


  • Informar medicações em uso. 

Faça sua solicitação

Privacy Preference Center