Exame de TGP


A TGP (Transaminase Glutâmica Pirúvica) é uma enzima produzida naturalmente pelo corpo, essencialmente pelo fígado. O seu principal objetivo é trabalhar na geração de energia para manter o organismo funcionando corretamente. Além do fígado, ela pode ser encontrada em diversas células pelo corpo.  

Sendo assim, o exame tgp tem como objetivo verificar os níveis de produção dessa enzima, verificando a saúde do fígado. Quando há algum dano nesse órgão a enzima é liberada diretamente no sangue, sendo assim identificada no exame. Se o nível de TGP estiver muito alto, o paciente pode contrair hepatite ou até mesmo ter cirrose.  

As análises deste exame podem apontar para a solicitação de outros exames a fim de verificar o real problema que está acometendo o organismo.  

Quais são as doenças identificáveis com o exame? 


Através do exame de tgp alt é possível identificar inúmeras doenças possíveis que são originadas, principalmente, no fígado. São as doenças que podem deixar o nível da enzima irregular:  

  • Intoxicação hepática; 
  • Esteatose, que é gordura acumulado no fígado; 
  • Lesão muscular; 
  • Câncer de fígado; 
  • Os vários tipos de hepatite; 
  • Lesão no pâncreas; 
  • Queimaduras extensas; 
  • Infarto; 
  • Mononucleose infecciosa. 

Cada doença pede tratamentos específicos, e muitas delas urgentes. Cada caso deve ser avaliado de forma individual por um médico.  

Os valores considerados normais de TGP 


O tgp alto pode ser a origem de inúmeros problemas do organismo, por isso, fazer o exame de forma frequente é sempre o mais indicado. A leitura dos resultados deve ser feita por um profissional habilitado, porém alguns valores podem servir de base.  

O TGP tem valores que são considerados normais entre 7 a 56 unidades por litro de soro. Com o tgp alto é necessário encontrar a melhor forma de tratamento para a doença identificada.

Como o exame é feito? 


Primeiramente, é preciso ter em mente que é necessário um acompanhamento médico. O exame é feito através da coleta de sangue, depois analisado cautelosamente para verificar os níveis dessa enzima na corrente sanguínea. Índices elevados podem ser indícios das doenças já citadas.  

O resultado é obtido em poucos dias e deve ser levado para um médico avaliar mais profundamente. Como citamos, caso o TGP esteja alto demais, será preciso fazer outros exames para descobrir a origem desta disfunção.  

Causas e sintomas de TGP elevado 


Não existe nenhum sintoma que demonstre o TGP elevado, o que existe são sintomas das doenças que podem elevar a enzima. A maioria das doenças de fígado são silenciosas, por isso devem ser tomados devidos cuidados e fazer o exame periodicamente. Porém, cansaço, náuseas e febre frequente podem ser alguns dos sintomas da maior parte dessas doenças.  

Já as causas, além das doenças que elevam o TGP, algumas questões podem intensificar a produção dessa enzima, como o consumo descontrolado de medicações, consumo alto de comidas gordurosas e super processadas, além de maus hábitos como o sedentarismo e o alcoolismo.  

Entre em contato com a gente e agende seu exame de tgp. Conheça também nossos outros serviços, como o exame de urina e o de vitamina D 

Preparação para o exame:


  • Jejum de 3 horas.
  • Não pode ter feito biopsia nos últimos 5 dias, nem eletromiografia.
  • Mencionar as medicações em uso.  

Faça sua solicitação

Privacy Preference Center