Evite problemas de saúde com o exame de sódio


O sódio é um eletrólito importante para o nosso organismo e, em conjunto com o potássio, atua de forma importante para o equilíbrio de homeostase (regulação da temperatura) em nosso corpo. Elas fazem um mecanismo importante, que é a bomba sódio-potássio, que ajuda a transportar elementos de interior para exterior das células e vice-versa, ajudando no transporte de nutrientes no nosso corpo. 

Por isso, níveis adequados de sódio ajudam na distribuição de água no organismo e regula a pressão osmótica das células. Mas, para que isso não traga problemas no organismo, é importante que eles estejam equilibrados. 

Outras ações que o sódio cumpre no organismo é ajudar no desencadeamento de contração muscular, ajudar no controle da pressão arterial, transmissão de informações entre células do sistema nervoso, entre outros. 

O exame de sódio permite, portanto, identificar quando há algum tipo de alteração nas concentrações que podem identificar problemas de saúde. Temos, prioritariamente, dois tipos de problemas: 


  • Hiponatremia: baixa quantidade de sódio no sangue. Alguns dos sintomas desse quadro são confusões mentais, letargia e fraqueza;
  • Hipernatremia: sódio elevado no sangue. Os sintomas desse quadro são problemas urinários, espasmos musculares e excesso de agitação.

Quadros de hiponatremia e hipernatremia podem indicar problemas em alguns órgãos importantes da saúde, entre eles: 


  • fígado;
  • pulmões;
  • coração;
  • rins;  
  • tireóide. 

Muitos médicos solicitam o exame de sangue de sódio em conjunto com outros indicadores, para analisar as suas condições de saúde como um todo. 

Por isso, fique atento ao realizar os exames de check-up de rotina para avaliar os níveis de sódio no sangue e identificar problemas de saúde de forma precoce, quando necessário. 

Não deixe de agendar seu exame de sódio no sangue, urina e outros exames de rotina no Ramos Medicina! 


Faça sua solicitação

Privacy Preference Center