Hemograma completo 


Popularmente o hemograma é chamado de exame de sangue completo e visa, principalmente, avaliar algumas informações do sangue como os glóbulos vermelhos, os leucócitos e as plaquetas. Estamos falando grego? Não se preocupe, vamos explicar:  

  • Os glóbulos vermelhos são responsáveis pela cor do sangue e também por transportar oxigênio pelo corpo, o que auxilia em uma melhor circulação sanguínea. Quando apresentado em baixa quantidade, pode indicar um grau de anemia, porém quando está em alta quantidade é possível apontar que há uma policitemia, o que pode gerar diversos problemas de saúde. 
  • Os leucócitos, que também são conhecidos como glóbulos brancos, exercem uma função muito importante para a manutenção da saúde. Eles agem na defesa do organismo, evitando que vírus, parasitas ou bactérias se alojem no corpo e possam provocar alergias, infecções entre outros problemas. 
  • Já as plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue. Sim, a coagulação é essencial para o organismo, visto que pouca coagulação pode fazer com que um simples corte sangre excessivamente.  

A quantidade dessas células só é possível saber quando realizado um exame de hemograma, o que é necessário para o controle de doenças ou para perceber a evolução de tratamentos, e até mesmo para auxiliar em diagnósticos.

Como é feito um hemograma completo? 


Primeiramente, ele deve ser solicitado por um médico com o intuito de sanar dúvidas ou reconhecer melhor sintomas de doenças. Durante o procedimento é colocado um garrote — um elástico — no braço para assim visualizar melhor as veias. Após isso, é inserido uma agulha para recolher amostras de sangue que passarão por análises minuciosas, e assim chegar aos resultados.  

É aconselhável fazer este exame ao menos uma vez ao ano, porém a periodicidade deve ser definida por um profissional. A coleta é super rápida e dura poucos minutos, e se você tem medo de agulhas, é só respirar bem fundo, pois o procedimento é tão rápido que você pode nem notar.  

É preciso fazer jejum? 


Como alguns alimentos ou bebidas podem criar alterações nos resultados, é indicado fazê-lo em jejum, porém, o que mais pode causar alterações é o consumo de bebida alcoólica menos de 48 horas antes do exame, assim como atividades físicas e a gravidez. Após o exame é necessário comer comidas leves e que façam o organismo funcionar corretamente.  

Através de um exame de sangue completo é possível identificar diversas doenças, tais como: 

  • Anemia; 
  • Leucemia; 
  • Infecções; 
  • Policitemia; 
  • Alergias; 
  • Colesterol; 
  • E também a causa de alguns sintomas como a queda contínua de cabelo, tontura, fraqueza e desmaios.  

Os resultados 


É sempre necessário voltar para uma consulta ao profissional que solicitou o exame, ele poderá verificar o quadro mais profundamente. Os resultados dos exames realizados aqui na Ramos Medicina são disponibilizados de forma online, oferecendo maior praticidade e rapidez na entrega.  

Agende o seu hemograma completo com a gente e conheça os métodos seguros e eficientes na coleta e na divulgação dos resultados.  

Se você precisa de outros exames como o de colesterol ou de glicemia, é só acessar a página e fazer o seu agendamento! 

Preparação para o exame:


  • Jejum de 3 horas.
  • Não fazer exercício físico antes da coleta e avisar sobre uso de medicação nos últimos 10 dias.

Faça sua solicitação

Privacy Preference Center