Direitos do Paciente

  • Receber atendimento acessível, de forma compatível com suas necessidades particulares/especiais;
  • Ter sua privacidade, intimidade e integridade física e moral preservadas e garantidas em todo momento do atendimento;
  • Receber atendimento humanizado, com dignidade, atenção, respeito e privacidade;
  • Ser identificado pelo nome completo ou, ainda, pelo nome social, garantindo a sua individualidade;
  • Ter assegurado o sigilo de suas informações, desde que estas não acarretem riscos as demais pessoas ou à comunidade;
  • Ter assegurado a confiabilidade do seu diagnóstico e os resultados de seus exames;
  • Segurança no atendimento, devendo ser assistido na eventualidade de qualquer intercorrência;
  • Ter acesso a identificação dos colaboradores responsáveis por sua assistência, através de crachás de fácil visualização;
  • Consentir ou recusar, após ter sido devidamente informado e esclarecido dos riscos inerentes a cada procedimento, mediante assinatura do respectivo termo de consentimento;
  • Exigir que o laboratório atenda às normas e legislações cabíveis para garantia de sua segurança;
  • Expressar sua insatisfação, queixas e preocupações através do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), e receber informações, orientações e esclarecimentos pertinentes.