Exame de Colesterol 


Sabia que o colesterol é algo fundamental para o bom funcionamento do organismo? O problema está quando é apresentado em números elevados, o que pode ser bem prejudicial à saúde. O colesterol é uma gordura que está presente em diversos órgãos, tais como: fígado, cérebro, coração e até mesmo nos músculos, nervos e no intestino. A grande questão é quando essa gordura começa acumular nessas regiões, trazendo riscos como o entupimento de artérias.   

É o próprio organismo que produz o colesterol, o fígado é responsável por 70% do colesterol total no corpo, já os alimentos que fazemos a ingestão podem representar os outros 30%. Dessa forma, o exame de colesterol deve estar em dia, deve ser feito regularmente com a solicitação médica. É de extrema importância o acompanhamento dos níveis dessa gordura, afinal, a rotina corrida nos leva para uma alimentação nada adequada, o que pode ocasionar o aumento do chamado colesterol ruim.

Quais os tipos de colesterol? 


Pode-se dividir o colesterol em dois grupos: o ruim (LDL) e o bom (HDL), juntos eles formam os índices de colesterol total que devem manter-se sempre abaixo de 190 mg/dl. Lembramos que ter os números altos de colesterol não significa, necessariamente, que o indivíduo está doente, já que é necessário comparar os números do LDL e do HDL para chegar a uma conclusão.   

Por isso, se faz necessário sempre o acompanhamento de um profissional, que deverá indicar tratamentos e uma dieta equilibrada, caso seja necessário.  

A importância de manter o exame em dia 


Algumas doenças ficam mais propensas a surgir quando os níveis de colesterol ruim estão altos. Podendo causar danos à parede dos vasos sanguíneos, comprometendo a circulação ideal de sangue pelo corpo. Em casos mais graves pode causar um infarto do miocárdio, que basicamente ocorre a morte de algumas células em uma região do coração, causando um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, podemos chamar também de ataque cardíaco.  

 Desse modo, não conhecer os níveis de colesterol do corpo compromete significativamente a qualidade de vida, podendo levar à morte. Ainda é possível ocasionar diversos outros danos ao corpo, como um acidente vascular cerebral.

Como é feito o exame de colesterol 


O exame é feito através da coleta de sangue em pequenas amostras que passam por uma análise com o intuito de perceber a quantidade de gordura. Estes números formam o colesterol total, que é a junção do colesterol ruim com o bom. Dessa forma, é sempre necessário fazer o exame de colesterol total e frações, afinal, é algo silencioso, ou seja, o elevado número não apresenta sintomas visíveis.  

Alguns fatores que podem intensificar o aumento 


Os maus hábitos diários podem fazer com que os níveis de colesterol ruim sejam aumentados, tais como:  

  • O tabagismo; 
  • Obesidade ou sobrepeso; 
  • Alimentação não adequada, como o consumo de alimentos gordurosos ou que possuem gorduras trans; 
  • Sedentarismo. 

Portanto, faça o exame de colesterol regularmente. No Ramos Medicina Diagnóstica você tem a facilidade de agendamentos online e ainda é possível obter os resultados digitalmente, de uma forma fácil e segura!  

 Conheça também outros exames feitos por nós, como o exame de creatinina e de glicemia 

Preparação para o exame:


  • Jejum de 12horas, não ultrapassar 14 horas.
  • Não fazer exercício físico antes da coleta e avisar sobre uso de medicação nos últimos 10 dias. 

Faça sua solicitação

Privacy Preference Center