Controle sua concentração de ácido úrico


O ácido úrico é uma substância produzida naturalmente no organismo, um produto de quando o nosso corpo realiza a metabolização da proteína no corpo. Uma parte do ácido úrico circula pelo sangue e outra parte vai para os rins, para que seja depois eliminado na urina. 

Quando o ácido úrico está em níveis elevados, pode potencializar os riscos de formação de cristais de urato de sódio. Para além de problemas nos rins, eles podem trazer problemas para o seu organismo que, talvez, você nem desconfie que possa estar ligado a isso. 

Por exemplo, os cristais podem circular pelo organismo e alocar em articulações. Com isso, você pode ter dores na região, gerando a inflamação da região (proporcionando artrite aguda secundária). Normalmente as áreas afetadas são regiões que afetam as suas rotinas no dia a dia (como joelhos, tornozelos, calcanhares, entre outros). 

E já nos rins, o excesso de ácido úrico pode causar cálculos renais, que podem provocar muitas dores e, também, complicações como insuficiência renal aguda. 

As concentrações de ácido úrico no organismo devem estar, em média, entre 2,5 a 3 mg/dL. O limite máximo no organismo deve ser abaixo de 7 mg/dL. Neste caso, é preciso fazer acompanhamento para verificar a saúde dos rins e buscar baixar os níveis. 

Mas, para isso, é importante fazer a investigação adequada. E a melhor forma é o exame de ácido úrico na urina. Isso porque como ele passa pelos rins, quando há uma excreção alta na urina, é sinal de que a concentração no corpo também está elevada e cabe investigar o quanto antes. 

Faça seu exame de ácido úrico na urina e outros exames de rotina importantes para seus cuidados de saúde no Ramos Medicina. Faça seu agendamento em nosso site! 


Faça sua solicitação

Privacy Preference Center